quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Diferenças


-------
De cada 1000 bebes que nascem 2 podem ser afectados pela paralisia cerebral. Em Portugal há um grande número de pessoas que ignoram a verdadeira dimensão desta deficiência. Associá-la à incapacidades mentais é um grave erro, entre eles há universitários, atletas medalhas de ouro nos paraolímpicos, artistas plásticos, informáticos e escritores. Superam suas deficiencias motoras e desenvolvem capacidades singulares, quem não mexe as mãos trabalha bem com os pés e vice versa, até o queixo serve na condução das cadeiras eléctricas.
---------

-----------------
-----------------

---------
---------

---------
--------


-----------
----------------

----------
---------

----------
---------

--------
---------

DIFERENÇA
------
A minha voz é diferente.
A minha expressão é diferente.
As minhas mãos são diferentes.
Diferente é também a minha maneira de estar na vida !
A minha forma de te apoiar ou dar carinho !
Eu sei ela é muito estranha
Mas não tenho outra.
Aceita-a porque não tenho outra !
Quando precisares de apoio,
Estiveres triste,
Deixa tocar-te…
Sente o carinho
Do meu pé,
Meu amigo…
--------
Lena Martins*
--------
*A Lena quase não mexe o corpo, vive em uma cadeira de rodas e mesmo com os pés tem dificuldades, mas possue uma garra e força de vontade que não a impede de levar a vida com otimismo. Ela vende bilhetes de loteria em um centro comercial em Oeiras e, a noite, no Centro Nuno Belmar da Costa onde reside, dedica-se ao computador. Com os dedos dos pés no teclado e com a sensibilidade no coração compõe poesias, como esta acima, e já editou um livro com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
A Lena é casada com o Fernando, também ele portador da deficiência.
----------
João Pombeiro

------------
O Pombeiro é formado em antropologia na Universidade Nova de Lisboa, mas como não lhe dão emprego resolveu tirar o curso de História Geral, pois como ele próprio afirma gosta muito de estudar. Mas esta não é sua única capacidade, aprendeu com uma professora russa a "Arte Datilógrafa", que consiste em criar desenhos e gravuras apenas com as teclas de uma antiga máquina de datilografia com fitas de tinta vermelha e preta. Com alguma dificuldade na fala, o próprio Pombeiro desvenda a táctica usada:
--------

--------
«É um processo muito demorado que leva por média uns 6 meses cada desenho, por vezes sou obrigado a bater umas 60 ou 70 vezes na mesma tecla, até obter a tonalidade desejada. Esquematizo mentalmente uma idéia e vou seguindo-a no papel, depois do esboço feito é que lhes dou o contorno».
---------

----------
----------

--------
A verdade é que é impressionante o resultado visual. Nos detalhes, bem aproximados, apercebemos-nos das letras que compõe o desenho. A temática mais explorada pelo artista é a fecundação, concepção e nascimento do homem.
----------

----------
----------

Auto Retrato
---------
Estas fotografias foram realizadas em simultâneo com o documentário em video intitulado Diferenças. Pequenas histórias estruturadas por momentos e ações decorrentes do dia-a-dia dos utentes de um centro de deficientes com paralisia cerebral.
Uma visão desdramatizada, humana e emocionante, que ressalta as potencialidades de algumas personagens, e a superação das dificuldades que as determinam dependentes para as necessidades mais básicas e elementares da vida.
Um documentário que nos transporta ao nosso quotidiano e nos remete aos anseios, sentimentos e paixões que são inerentes à todos, mas com algumas Diferenças.

---------
Ver Video Diferenças
--------
-----------------

3 comentários:

TERRAS DE NENHÚ disse...

Por fora e por dentro, somos todos diferentes e na aproximação é que nos completamos e recriamos. Tenho imensa adimiração pelos que precisam de um esforço enorme para enfrentar o cotidiano e ainda assim são capazes de espalhar luz. Parabéns pela sensibilidade do tema!
n

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigado amiga, é realmente um belo tema e as fotos fazem parte de um documentário muito humano e sem dramas e sensacionalismo, onde acompanho o dia a dia de um centro de Paralisia cerebral, sempre visando mostrar as potencialidades e alegrias deste grupo de pessoas que sofrem limitações e dependências, mas que não deixam de acreditar na vida.